Carne moída básica

Carne Vermelha, Dia a dia, Receitas
14/10/14

Ultimamente tem-se falado muito em Comfort Food: aquela comida confortável, aconchegante, que lembra infância. E essa expressão traduz bem uma carne moída quentinha, saindo da panela, não é mesmo?
É um prato tão básico e versátil, que todo mundo que cozinha tem que saber fazer. E aqui eu divido com vocês a minha receita, que deixa a carne moída bem molinha, como deve ser. O segredo é ir acrescentando água e deixar cozinhar bastante. Vejam como é fácil.

Tempo de preparo: cerca de 30 minutos
Grau de dificuldade: fácil
Rendimento: 4 porções

INGREDIENTES:

  • 1kg de patinho moído (eu sempre peço pra moerem duas vezes)
  • 200 ml de molho de tomate
  • 1 colher (chá) sal – prove pra ver se está do seu gosto
  • 1 cebola grande picada
  • pimenta do reino a gosto (não pus por causa das crianças)
  • 1 fio de azeite para refogar


MODO DE FAZER:

Em uma panela, coloque um fio de azeite, leve ao fogo e, quando estiver quente,  refogue a cebola.
Quando começar a dourar, junte a carne moída, mexendo bastante pra não ficar empelotada. Ponha o sal e vá mexendo. Eu gosto de ficar desfazendo as “pelotas” pra ela ficar bem soltinha. A carne vai soltar água, deixe-a cozinhando em fogo médio e, quando a água secar, coloque um copo de água quente.

santomenu-carne-moída1
Quando estiver quase secando de novo, misture o molho e mais ½ copo de água quente. A carne deve cozinhar bastante tempo para ficar molinha. Vá mexendo de vez em quando e experimentando, quando achar que está no ponto, desligue e pode servir.

Uns preferem a carne moída mais sequinha, outros gostam de deixar um pouco de molho. Fica a seu critério.
Essa quantidade rendeu bastante. Dividi em duas partes; congelei a primeira e à segunda, que é a da foto abaixo, acrescentei azeitonas, dois ovos cozidos e servi no almoço 🙂

Já parou pra pensar em quantos pratos levam carne moída como base? Acompanhe aqui semanalmente uma sequência de posts especiais, toda semana uma receita diferente com carne moída.

E você, qual seu prato preferido com carne moída? Conhece algum truque diferente pra deixá-la molinha e saborosa? Conta pra gente aqui nos comentários!

santomenu-carne-moída22

POSTS RELACIONADOS


  1. Maria Cristina Em 14/11/2014

    Joana faço mais ou menos igual, mas acrescento cream cheese light e uma pitada de canela. Fica muito bom ,são comidas que confortqm a alma!bjs

    Responder
    • santomenu Em 16/11/2014

      Oi Maria Cristina, boas dicas! Da próxima vez vou fazer assim, deve ficar ótimo. Beijos.

      Responder
  2. Liv da Costa Neves Em 03/03/2015

    Joana, estava tudo indo super bem até eu colocar um molho de tomate cheio de oleo, 🙁 , ficou um molho bolonhesa, rs…. mas eu estava provando o sabor antes, e ficou incrivel. Vou tentar de novo e colocar aquele molho de tomates pelados, aí vai funcionar. Fiz do molho, uma macarronada. kkkkkk….

    Responder
    • santomenu Em 04/03/2015

      hahaha Liv, se ficou bom, é o que importa, né? Beijos!

      Responder
  3. Pingback: Santo Menu » Menu semanal de 21 a 25 de setembro