Salmão assado no dia oficial da dieta.

Dia a dia, Peixes e Frutos do Mar, Receitas
20/10/14

Hoje é segunda, dia oficial da dieta e da preguiça de cozinhar. Nada melhor que um salmão assado com salada: light e prático. Ainda mais nesse calor que tá fazendo, né?

Depois que descobri como é fácil fazer, salmão virou “arroz de festa” aqui em casa. Cada vez que faço, invento um molho ou tempero diferente. O preparo de hoje é assado, da forma mais básica, pra mostrar que não tem mistério e tentar inspirar quem nunca se arriscou a fazer.

Tempo de preparo: 25 minutos
Grau de dificuldade: fácil
Rendimento: 3 porções

INGREDIENTES

  • 1 lombo de salmão (entre 600 e 700 gramas)
  • 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
  • sal a gosto

MODO DE FAZER:

Passe uma água no salmão e certifique-se de que não ficou nenhum espinho. Depois, corte-o em filés de mais ou menos 2 ou 3 cm de largura. Disponha esses filés lado a lado em um refratário (se o salmão estiver com a pele, coloque-a virada para baixo), passe a manteiga por cima e polvilhe sal a gosto.

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Cubra com papel alumínio e leve ao forno.
Como o tempo de forno depende da espessura do peixe e da potência do fogão, é difícil estimar. Sugiro que vá dando umas olhadas, quando estiver quase bom, tire o alumínio e deixe mais um pouco.

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O meu ficou 12 minutos e mais 6 sem o alumínio. Ficou no ponto que eu gosto.
Na verdade, cada um gosta de um jeito. Aqui em casa a gente não gosta muito assado. Às vezes deixo quase cru, também fica ótimo.

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Como estava com pressa e não temperei o salmão antes, fiz um molhinho à base de azeite, limão, mostarda e alcaparras pra dar um graça. Se estiver com tempo, tempere os filés com limão, alho e pimenta do reino antes de assar.

Quer outro molho simples e gostoso? Misture um iogurte desnatado, meio limão espremido, azeite, alho e sal, fica ótimo. E se tiver pimenta rosa em casa, espalhe umas pelo prato, de forma despretensiosa.

Se quiser algum outro acompanhamento, pode fazer um purê de mandioquinha (ou batata baroa, para os cariocas), um risoto de limão siciliano ou arroz branco e molho de maracujá.

Testou a receita em casa? Compartilhe com a gente no instagram – marque o @santomenu em sua foto!
Tem alguma sugestão de preparo, conhece algum segredo ou molho diferente? Deixe aqui nos comentários, ou mande um e-mail para joana@santomenu.com.br

 

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  1. Rosa Maria Em 26/03/2015

    Oi Joana td bem com vc?Sou mãe da Pat lá da Brandi.Estou adorando seu blog. Já sou fã. Se eu tiver uma boa receita vou te mandar pra acrescentar no blog.Bjs

    Responder
    • santomenu Em 26/03/2015

      Oi Rosa, que delícia receber seu comentário! Fico feliz que esteja acompanhando e gostando. Tenho certeza que deve ter várias dicas e receitas pra compartilhar com a gente! Um beijo grande pra você e pra todos 🙂

      Responder
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