Peito de frango com molho de laranja – Pitadas da Rita.

Frango, Receitas
13/11/14

Frango é presença constante no menu semanal daqui de casa, e sempre fico caçando umas receitas diferentes pra dar uma variada. Quando vi essa no livro Pitadas (como disse aqui, esse mês estou reproduzindo algumas receitas dele), já fiquei animada.

Adorei o resultado, o molho ficou divino e achei fácil de fazer. Só coloquei “médio” no grau de dificuldade (abaixo) porque tem que ficar bem de olho pro frango não ficar cru. Isso porque o livro sugere que seja feita com o peito de frango alto, e não com o filézinho. Mas da próxima vez (com certeza vai ter próxima porque gostei muito), vou experimentar com o filé mais fininho, o preparo fica mais rápido e acredito que vai ficar bom.

Tempo de preparo: 30 minutos + 20 minutos marinando
Grau de dificuldade: fácil pra médio (a dificuldade é só o ponto do frango, pra não ficar cru por dentro)
Rendimento: 2 ou 3 porções

INGREDIENTES

  • 4 filés de peito de frango
  • 2 xícaras (chá) de suco de laranja
  • ¼ xícara (chá) de azeite
  • 1 dente de alho
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1 ramo de alecrim fresco
  • sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
  • azeite para untar

santomenu-frangocommolhodelaranja1


MODO DE FAZER

Em uma tigela grande, misture 1 xícara de suco de laranja (a outra será usada mais tarde), 1/4 de xícara (chá) de azeite e o dente de alho descascado e amassado. Mergulhe os filés de frango (lave-os antes em água corrente), tampe e deixe marinando de 20 a 30 minutos em temperatura ambiente. Se quiser deixar mais tempo, ponha na geladeira.

santomenu-frangocommolhodelaranja2
Preaqueça o forno a 150ºC (temperatura baixa), junte à marinada a outra xícara de suco de laranja.

Leve ao fogo médio uma frigideira grande antiaderente, untada com um fio de azeite. Com uma pinça, erga os filés de frango, um por um, deixe a marinada escorrer bem (você vai usá-la para fazer o molho) e coloque dois por vez para dourar, com a parte de cima virada pra baixo.
santomenu-frangocommolhodelaranja5

Tempere com sal e pimenta do reino e não mexa mais. Depois de 5 minutos (a receita original fala 4, eu deixei 5 e poderia ter deixado mais porque não passaram tão bem), vire os peitos de frango.

santomenu-frangocommolhodelaranja4
Coloque sal e pimenta novamente e deixe mais 5 minutos (idem, a receita fala em 4, deixei 5). A frigideira deve estar quente mas não “soltando fumaça”, senão os filés vão queimar por fora e ficar crus por dentro.

À medida que for tirando os filés, vá colocando-os em um refratário e deixando no forno. Quando todos os filés estiverem no forno, comece a preparar o molho.

Junte à marinada em que estava o frango a farinha de trigo. Misture bem, até dissolver.

Abaixe o fogo da frigideira na qual preparou os filés de frango e despeje nela o líquido da marinada.

santomenu-frangocommolhodelaranja8
Com uma colher de pau ou silicone, raspe o fundo da frigideira, esses queimadinhos do fundo é que dão o sabor do molho – não se preocupe pois depois você vai peneirá-lo. Como a minha frigideira é pequena, depois de raspar bem o fundo, troquei de panela:

santomenu-frangocommolhodelaranja6
Mexa vigorosamente por 2 minutos, junte o alecrim e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho engrossar. Se engrossar demais, regue com água. No meio do caminho, aumentei o fogo do forno, embora a receita não fale nada a respeito, senão os filés ficariam crus por dentro. Quando o molho estiver no ponto, tire o frango do forno.

santomenu-frangocommolhodelaranja10
Desligue o fogo e passe o molho na peneira.

santomenu-frangocommolhodelaranja9
Prove o tempero e acerte o sal e a pimenta do reino. Sirva em seguida ainda quente sobre o filé de frango.

santomenu-frangocommolhodelaranja11

Você pode servir com arroz branco, purê de batatas, cuzcuz marroquino ou o que a criatividade lhe permitir.

Tem alguma dica, sugestão? Deixe nos comentários ou envie um e-mail para joana@santomenu.com.br

Já segue o @santomenu no instagram?

POSTS RELACIONADOS


  1. Maria Cristina Em 14/11/2014

    oi Gostaria de saber o q fazer de bom com aipo q comprei um montão para o suco da insônia, q virou diurético Pq fora na sopa não SEi o q fazer…abs

    Responder
    • santomenu Em 16/11/2014

      Maria Cristina, olha que coincidência, quando li seu comentário estava me preparando pra fazer uma mousse de aipo, acredita? Fica uma delícia. Me mande um e-mail que eu te passo a receita (só vou conseguir subir aqui no site na outra semana). Beijos.

      Responder
  2. Pingback: Santo Menu » Menu semanal de 19 a 23 de outubro