Seguindo a fórmula para uma boa salada.

Dia a dia, Recebendo os amigos, Receitas, Salada
04/02/15

Aqui em casa tem salada em todas as refeições e, modéstia à parte (cof cof), as minhas fazem sucesso – pelo menos pro marido, rs. Com o tempo fui aprendendo as combinações que mais agradam e, mais importante, aprendi que para preparar uma boa salada, se seguir essa fórmula básica, acredite, não vai ter erro:

                                  FOLHAS     +     QUEIJO     +     FRUTA     +     TEMPERO

1. Separe dois ou mais tipos de FOLHAS, que você pode deixar pré-lavadas (veja aqui).

2. Acrescente um QUEIJO: parmesão, muçarela de búfala, queijo de cabra ou o que preferir. Sempre que vou às compras, garanto um ou dois queijos diferentes para compor as saladas da semana.

3. Coloque uma FRUTA fresca ou seca, pro exemplo: uva passa, damasco, pêra, uva sem sementes, abacate, melancia: use a criatividade. A vantagem da fruta seca sobre a fresca é que dura bastante, dá pra ter sempre no armário.

4. TEMPERO a gosto, aqui em casa essa mistura faz sucesso: azeite + vinagre balsâmico + alho + mostarda + gotinhas de adoçante –  ou mel. Meu pai prefere só limão + azeite + sal.
Ou, ao invés do limão, use vinagre branco. Varie o tempero:  azeite trufado só com sal – AMO.

Além dos itens da fórmula básica, atenção para o VISUAL, é super importante. Uma salada bonita é mais apetitosa. Misture cores que combinem entre si. Se vai usar tomate, talvez melancia não fique tão legal. Damasco e cenoura são da mesma cor, vai faltar um charme, né?

Procure folhas (que podem ser rasgadas com as mãos mesmo) de cores e texturas diferentes. Essa da foto é bem simples, só alface americana, alface roxa, e um pouquinho de cenoura ralada:

santomenu-saladafolhas
Além das cores, repare no formato: o damasco picadinho pode ficar legal com o queijo de cabra ralado no ralador grosso. Muçarela bolinha e tomate cereja podem resultar em “muita bola demais”. Ou não. E falando em bolas, algumas frutas ficam especiais se fizer bolinhas com um boleador. Veja essa salada de folhas com melancia e parmesão ralado:

santomenu-saladamelancia

E se quiser ir além da fórmula básica e dar uma CROCÂNCIA (cadê meu dicionário? será que existe essa palavra?) experimente a já tradicional batata palha ou doritos esmigalhado, que ficam uma D-E-L-Í-C-I-A. Croutons são uma ótima alternativa e também tem a granola salgada, que já apareceu por aqui. Veja essa salada, com abacate em forma de bolinha e a granola salgada por cima:

santomenu-granolasalgada6
E se acrescentar algum desses itens, terá uma refeição completa:

Frango desfiado, atum enlatado, salmão assado ou cru mesmo, carne desfiada e/ou uma massa: salada de penne sempre dá certo.

Sem falar nos grãos: quinoa, cevadinha, até misturar um arroz integral pode dar certo.

Para incrementar o visual, dar sabor e consistência, experimente passar um ovo cozido na peneira sobre a salada – essa aprendi com a minha mãe.

Para variar, em um dia acrescente os legumes crus, no outro, cozidos. É só pensar em qual combina mais com a salada do dia. Dependendo da combinação, cebola picadinha ou em rodelas fica ótimo. A cebola roxa pode dar um toque de cor e se você acha que o gosto fica muito forte, passe a cebola numa frigideira com manteiga antes.

Abra a despensa e veja o que tem: uma lata de milho, outra de ervilha, será que combina? Milho com folhas e atum enlatado dá uma ótima combinação.

Essa deu muito certo: alface, gorgonzola “esfarelado”, nozes e damasco:

santomenu-saladagorgonzola
Improvise, ouse, vá testando as combinações!

Abra a geladeira, coloque as folhas em uma saladeira e veja tudo o que você tem que pode combinar. Aos poucos, vai aprendendo e descobrindo o que mais lhe agrada.

Use e abuse da criatividade.

E conte pra gente nos comentários ou por e-mail no joana@santomenu.com.br.

Em tempo: não posso deixar de dar os créditos de todo meu aprendizado a minha mãe, super saladeira, e sogra – as saladas do sítio de Araras são divinas.

POSTS RELACIONADOS


  1. Pingback: Santo Menu » Menu semanal de 14 a 18 de setembro

  2. Pingback: Santo Menu » Menu semanal de 21a 25 de setembro

  3. Pingback: Santo Menu » Menu semanal – de 12 a 16 de outubro