E falando sobre sucos…

Livros de culinária, Tudo Mais
11/02/15

Conforme já contei aqui pra vocês, o livro do mês de fevereiro é o delicioso “Os Sucos da Mari”, que tem como autora Mariana Ferrão, jornalista e apresentadora do programa Bem Estar, da Globo.

Assim como a “Mari”, apelido que deu origem ao nome do livro, fiquei anos sem tomar suco! Ou porque vivia de regime, ou por pura preguiça de fazer. Depois de trazer de volta esse hábito, estou adorando experimentar as misturas novas e diferentes do livro, já convencida de que minha saúde agradece pelos benefícios proporcionados – em todas as receitas a nutricionista Andreia Naves, colaboradora do livro, explica direitinho o que cada suco traz de bom para o nosso organismo.
santomenu-sucosdamari1
E falando em benefícios do suco, muita gente não sabe, (essa aprendi com o pediatra dos meus filhos, na fase suquinho de laranja lima) que ele sempre deve ser tomado na hora! A cada minuto, vários nutrientes se perdem.

Outra coisa interessante – que eu já tinha pensado, sem resposta, é se tomar suco e comer a fruta têm o mesmo efeito nutricional. Andreia Naves disse que não. A fruta possui muito mais fibras e vários nutrientes a mais, que se perderam quando ela virou suco. Mas tem o prazer de tomar uma bela mistura de frutas em forma de suco que não podemos esquecer.

E quem tá de dieta, pode tomar suco? Depende da dieta. Tem gente que acha que por ser saudável não engorda, mas tem que ficar de olho. Uma dica que eu dou é pra não adoçar o suco. Parei com essa mania e hoje tomo até limonada sem nada e, acreditem, eu gosto.

Também no livro está a confirmação: um suco de laranja tem a mesma quantidade de calorias que um copo de refrigerante ou cerveja. Mas, penso eu, muito mais nutrientes do que ambos. Ou seja, caloria por caloria, na dúvida, melhor ingerir a mais saudável, certo?

Só sei que, mesmo engordando, não abro mais mão do prazer de tomar um suco fresquinho, feito na hora, ainda mais nesse calor escaldante que anda fazendo aqui no Rio. E, seguindo a dica do livro: agora só tomo meu suco de manhã, que é o melhor horário para “inundarmos” nosso corpo de nutrientes.
Já fiz quase todos os livros do “Sucos da Mari” e agora me sinto super inspirada pra inventar umas receitas novas.

E você, tem alguma receita de suco diferente pra dividir com a gente? Conte aí nos comentários ou mande por e-mail para joana@santomenu.com.br

santomenu-sucosdamari2

POSTS RELACIONADOS


  1. Pingback: Santo Menu » Livro do mês – Tempero de Família