Purê de abóbora da Sabrina.

Acompanhamentos, Receitas
23/03/15

A @sabrinarhs postou esse purê no instagram e me seduziu logo de cara com o jeito de servir na própria abóbora. Fácil de fazer, a cara do Santo Menu.
Resolvi testar e foi aprovado por todo mundo aqui em casa, mas quem se apaixonou de verdade foi o Heitor, o caçulinha, que repetiu umas três vezes.

Não gostei das fotos e por isso fiquei em dúvida se postava, mas o sucesso foi tão grande que achei que valia a pena.

Tempo de preparo: 5 minutos + 1h15 de forno
Grau de dificuldade: muito fácil
Rendimento: 3 porções


INGREDIENTES:

  • ½ abóbora japonesa
  • 3 dentes de alho inteiros e com casca (pus mais, mas acho que 3 tá bom)
  • sal a gosto
  • azeite a gosto
  • noz moscada a gosto
  • pimenta-do-reino a gosto
  • cheiro verde a gosto (não pus porque não tinha)


MODO DE FAZER
:

Tire as sementes da abóbora e coloque os dentes de alho.

santomenu-puredeabobora2 copy
Envolva-a em um papel alumínio e leve ao forno médio por aproximadamente 1h15. O tempo depende de cada equipamento, então sugiro que depois de 40 minutos você tire para conferir. Estará pronto quando ela estiver bem mole, dando pra raspar e virar um purê.

Essa foto tirei na metade do tempo:

santomenu-puredeaboborasabrina2
Tire do forno com cuidado. Quando estiver boa, raspe a abóbora com cuidado e coloque em um outro recipiente. Com um espremedor, esprema os dentes de alho (não pus todos, somente três), coloque azeite, sal e noz moscada a gosto e misture bem.

santomenu-puredeaboboradasabrina
Devolva o purê para dentro da abóbora e sirva dentro da casca mesmo. Usei um porta-garrafa para apoiar a abóbora, não sei se dá pra ver na foto. Juro que ao vivo ficou linda, bem melhor do que nessa foto:

santomenu-puredeaboborasabrinarhs
Você pode servir com um peixe, frango ou carne grelhados. Também vai super bem com rosbife, picadinho. Deve ficar super legal fazer um escondidinho com carne moída, colocando a carne por baixo e o purê por cima, dentro da abóbora mesmo.

Aqui vai a foto original do purê, da @sabrinarhs. A cor ficou bem diferente, mas acho que é por conta da câmera, da iluminação no dia da foto…

santomenu-aboborapuresabrina

Compartilhe suas dicas e receitas com a gente! É só deixar nos comentários aí embaixo ou mandar por e-mail para joana@santomenu.com.br

POSTS RELACIONADOS


  1. Pingback: Santo Menu » Menu semanal – 27 a 31 de julho.

  2. Pingback: Santo Menu » Menu semanal – de 10 a 14 de agosto.