Santo Menu aprendendo a cozinhar.

Dia a dia, Tudo Mais
25/03/15

Tenho ouvido vários amigos, quando conhecem o Santo Menu, comentarem que não sabiam que eu “cozinhava bem”. Gente, na verdade, ainda não sou mesmo uma cozinheira de mão cheia!
O Santo Menu surgiu mais pela necessidade de organizar os assuntos domésticos e a alimentação da família (e amor por escrever), do que por habilidades com as panelas. 

Mas é fato que sempre me interessei pelos assuntos culinários, cresci com pessoas (mãe, avós, tios) que mandam super bem e com eles aprendi a fazer alguns pratos, mas não punha muito em prática por falta de tempo/oportunidade.

Aí, depois que nasceu esse meu terceiro filho (estou me referindo ao Santo Menu mesmo, gente, rs) e comecei a cozinhar de verdade, fui pegando mais gosto e a vontade de aprender e melhorar só cresce.

E é essa vontade que me levou a procurar cursos de culinária. Participei de uns mais específicos que duram algumas horas e agora estou fazendo o ABC da Cozinha, no simpático ateliê chamado Uma Chef em Casa (pra quem mora no Rio, vale a pena dar uma conferida no site deles, tem vários cursos diferentes).
Escolhi um curso básico pra poder aprender técnicas e dicas culinárias desde o começo, sem vícios, e estou adorando. Claro que revejo várias receitas que eu já fazia, mas sempre com um toque diferente, o toque de profissional da Helen, a chef que dá as aulas pra mim e pra minha amiga Cris.

santomenu-umachefemcasa1

Se você está começando agora na cozinha, tente se arriscar primeiro em receitas práticas e com poucos ingredientes: a chance de dar certo é bem maior. E com as primeiras experiências bem sucedidas, você ganha conhecimentos básicos e confiança para continuar e, das próximas vezes, ousar. Não esqueça que errar faz parte do aprendizado (clichê, mas é fato). Se um dia o arroz fica duro, no dia seguinte já sabemos que é preciso colocar mais água, e assim vai.

Divida com a gente as suas experiências. Fique de olho no Santo Menu, várias receitas que eu posto são perfeitas pra quem quer arriscar mas ainda tem medo, como, por exemplo, o palmito cremoso, o Filé de peixe. E o Hambúrguer Caseiro, já viu como é simples? Se quiser algo fácil, mas com um toque mais especial, tente o Tartar de Salmão, costuma fazer sucesso.

E agora a tendência é melhorar: vou dividir por aqui todas as dicas do curso, e pretendo criar e/ou reproduzir cada vez mais receitas com a cara do blog: fáceis, práticas e, de preferência, com uma apresentação bacana. E consequentemente nossos cardápios semanais também vão ficar cada vez melhores.

Continuo aceitando e recebendo as dicas, sugestões e receitas, todas sempre muito bem vindas. Aproveito pra agradecer os e-mails que recebo sempre e adoro, e o carinho que vocês têm tido com o blog. Tudo isso me inspira e motiva a continuar.

santomenu-umachefemcasa3


  1. Pingback: Santo Menu » Rosbife fácil.

  2. Pingback: Santo Menu » Cortes do Filé Mignon.

  3. Pingback: Santo Menu » Saladinha de Grão-de-bico com Alho-poró.

  4. Pingback: Santo Menu » Peixe Mediterrâneo.

  5. Pingback: Santo Menu » Os Tipos de Ovos.

  6. Pingback: Santo Menu » Minhas últimas compras de utensílios para a cozinha.