Rosbife fácil.

Carne Vermelha, Recebendo os amigos, Receitas
30/03/15

Aprendi a fazer Rosbife no curso de culinária que contei pra vocês na semana passada.
É aquele tipo de receita mega fácil que dá zero trabalho e nem suja a cozinha, perfeita pra receber os amigos pra jantar quando o tempo está curto. E você vai acertar na mosca se, pra acompanhar , preparar uma massa ou risoto (já viu o Risoto de Brie com Damasco do Santo Menu?).

Se sobrar, você pode fatiar bem fininho e preparar um sanduíche no dia seguinte. Ou, quem sabe, cortar em tirinhas e agregar à salada.

A palavra Rosbife vem do inglês Roast-beef, que significa carne assada. Portanto, o Rosbife, que é sempre de carne bovina, em regra, é assado. O ponto da carne pode variar, mas o tradicional é mais rosa do que esse que eu fiz.

Tempo de preparo: 25 minutos
Grau de dificuldade: muito fácil
Rendimento: cerca de 3 pessoas

INGREDIENTES:

  • 600 g de filé mignon
  • 1 cebola média cortada em rodelas finas
  • azeite para regar e untar a forma
  • 1 dente de alho
  • sal e pimenta a gosto


MODO DE FAZER
:

Pincele a assadeira com azeite e forre-a com a cebola cortada em rodelas finas. Coloque a carne sobre a cebola.
Corte o dente de alho em fatias longitudinais. Faça fendas (buracos) na carne e encaixe as fatias do alho. Acho que dá pra ver na foto.

santomenu-rosbife1
Coloque sal e pimenta a gosto e regue a carne com azeite. Leve ao forno pré-aquecido em fogo médio para alto por aproximadamente 20 minutos, ou até que a carne fique no ponto desejado.

santomenu-rosbife2
santomenu-rosbife4

Dá pra fazer um molho se você, depois de assar e colocar a carne e a cebola em outro recipiente, levar a assadeira para uma boca do fogão, acrescentar um pouco de manteiga, vinho tinto e mexer bastante para soltar o sabor que fica no fundo da assadeira. Se quiser engrossar, dilua, em uma xícara, uma colher (chá) de farinha de trigo em um pouquinho de leite, depois misture ao molho mexendo até chegar no ponto desejado.

POSTS RELACIONADOS


  1. Glauco Em 09/04/2015

    Nunca imaginei que fosse tão fácil, juro!!!!

    Responder
    • santomenu Em 10/04/2015

      Glauco, muito fácil, ne? Depois que a gente começa a cozinhar, descobre que pode ser bem mais simples do que parece! Bjs

      Responder
  2. Pingback: Santo Menu » Sugestões de receitas fáceis (e que não dão trabalho) para o feriado

  3. Pingback: Santo Menu » Menu semanal – de 12 a 16 de outubro