Carne chinesa

Carne Vermelha, Dia a dia, Receitas
06/04/15

Fiz essa receita em um dia de correria. Abri a geladeira e tinha dois pedaços de alcatra, pensei em refogar com algum legume e o escolhido foi o pimentão vermelho.

Ficou pronta rapidinho e adorei o resultado. Dá pra trocar o pimentão por aspargos ou vagem, por exemplo. Faça com o que tiver em casa (e achar que combina)!

Poderia caprichar mais cortando as tiras mais fininhas, mas não tinha muito tempo.

Servi somente com arroz branco e salada de folhas, mas você pode trocar o arroz por purê de batatas. Ou, melhor ainda, pelo purê de raiz-forte que já apareceu aqui no Santo Menu.

Tempo de preparo: 20 minutos
Grau de dificuldade: fácil
Rendimento: 3 pessoas

INGREDIENTES:

  • 2 pedaços de alcatra (ou cerca de 500g da carne de sua preferência)
  • 1 pimentão vermelho pequeno
  • 1 cebola pequena
  • 4 colheres (sopa) de molho shoyu
  • azeite para refogar
  • sal a gosto (atenção: o molho shoyu já é salgado)

MODO DE FAZER:

Fatie a carne (tire a gordura antes) e o pimentão em tiras bem fininhas (mais finas que as minhas). Corte a cebola também em tiras.

santomenu-carnechinesa4
Em uma panela (a Wok é ótima pra isso), aqueça o azeite e acrescente a cebola (1). Quando começar a ficar transparente, junte a carne (2) e deixe selar um pouco (dar uma fritada) sem misturar muito. Acrescente o pimentão (3). Misture, deixe dar uma refogada, acrescente o shoyo e tampe a panela. Deixe a carne cozinhar até achar que está no ponto.

santomenu-carnechinesa3
Como fiz com alcatra que, embora seja uma carne de bastante qualidade, não é tão macia quanto filé mignon, deixei cozinhar bastante para amolecer. Ela fica com essa cara:

santomenu-carnechinesa2
santomenu-carnechinesa1

Testou a receita? Alguma sugestão ou dica pra compartillhar? Deixe aí nos comentários ou mande por e-mail para joana@santomenu.com.br, vou adorar!

POSTS RELACIONADOS


  1. Pingback: Santo Menu » Menu semanal – 29 de junho a 3 de julho.

  2. Pingback: Santo Menu » Menu semanal de 2 a 6 de novembro

  3. Pingback: Santo Menu » Menu para a semana de 14 a 18 de dezembro