As 7 Maravilhas Gastronômicas do Santo Menu, parte I – CURRY

Dia a dia, Ingredientes, Tudo Mais
08/04/15

Alguns ingredientes da culinária são realmente especiais. Ou porque enriquecem (ou podemos dizer gourmetizam?) qualquer prato mais simples, ou porque são básicos e insubstituíveis.

Como seria impossível fazer uma lista com todos eles, resolvi selecionar 7 itens que considero dignos de entrar pra essa categoria e vou chamá-los de “As 7 Maravilhas Gastronômicas do Santo Menu”.

O primeiro a aparecer na lista (primeiro por acaso, não por ser melhor ou pior) é o pó mágico oriental (também encontrado em pasta), perfumado e colorido CURRY. Em Portugal fala-se Caril, mas aqui no Brasil acabou ficando conhecido como Curry mesmo.

santomenu-curry3
Uma mistura de especiarias
Segundo Roberta Malta Saldanha, no livro Histórias, Lendas e Curiosidades da Gastronomia, Curry não é uma especiaria, mas uma mistura de várias delas. Não existe exatamente uma “receita” para o seu preparo, os ingredientes variam dependendo da região e do tipo de Curry. Você vai ver alguns em tons mais amarelados e outros puxando para o vermelho. O Curry pode ter intensidades diferentes: tem uns mais apimentados e outros suaves. O sabor é sempre parecido, mas por essa variação nos ingredientes dizem que você nunca irá comer um Curry igual ao outro.

No rótulo do Curry que tenho aqui em casa está escrito que contém cúrcuma, feno grego, coentro, pimenta calabresa, páprica, cominho, pimenta preta do reino, cravo, canela, erva doce, cardamono e mostarda. Quantos ingredientes, né? Alguns eu nem sei o que são…

Curry ou massala?
E na verdade, existem controvérsias a respeito do nome desse condimento quase encantado. Segundo o blog GastroNomade (e algumas outras fontes também afirmam isso), esse pó que chamamos de curry na realidade se chama Massala. E, na Índia, Curry é o nome de quaisquer pratos ensopados que levam Massala.
Ou seja, curry é o prato, e massala é a mistura de especiarias?!

Mas aqui no Brasil nós chamamos de curry o pó (também vendido em pasta… rs) sobre o qual falamos. E vou continuar a chamá-lo assim no blog, e amar se alguém quiser compartilhar mais informações para enriquecermos o post.

E como esse condimento é vendido?
É super fácil de achar, tem em qualquer supermercado e pode vir em pó ou pasta, saquinhos pequenos, tubos ou vidrinhos. Não é caro, paguei R$ 2,55 em 24g, que dá pra usar em várias receitas.

Como usar o curry?
Coloquei o Curry na lista das 7 Maravilhas Gastronômicas porque considero seu sabor, que é super marcante, incrível. Uma de suas melhores combinações é com frango, mas também vai bem no arroz ou com carnes, peixes, molhos, ensopados, assados e muita coisa.

Geralmente você usa no preparo do prato, na hora de refogar ou durante o cozimento. Depende da receita. Veja o que já apareceu aqui no Santo Menu com esse ingrediente:

Frango ao Curry com Leite de Coco. Essa é a minha preferida. Também faço com Camarões ao invés de Frango.
Super fácil e rápido, esse Frango com Berinjela e Curry é ótimo para quando não dá tempo de fazer nada.

Pra dar uma variada no dia a dia o Purê de Abóbora com Ricota e Curry é perfeito. Além disso, como aperitivo ou pra salada, o Grão-de-Bico assado fica ótimo.
E essa Salada de Quinoa com Frango, que delícia!

Experimente um sanduíche com uma pastinha de cream cheese e curry, depois folhas de rúcula, uva passa… quem sabe também um frango desfiado?

Dá pra inventar uma infinidade de receitas com essa maravilha do mundo gastronômico. Deixe aqui nos comentários e divida com a gente a sua receita especial com Curry!

É fato que gosto não se discute e o que é incrível pra mim pode não ser pra todo mundo, e por esse motivo vou adorar se quiser compartilhar com a gente, aqui nos comentários, quais são as maravilhas gastronômicas pra você!

Vale lembrar que como no Santo Menu não costumo colocar doces, achei melhor restringir a lista aos salgados e, a princípio, não pretendo colocar pratos ou receitas, só ingredientes específicos. Mas mesmo se a sua lista for diferente, pode colocar aqui pra gente!

E aguarde, em breve, o próximo ingrediente da lista!

POSTS RELACIONADOS


  1. Pingback: Santo Menu » Frango ao curry com leite de côco

  2. Pingback: Santo Menu » Curry de legumes.

  3. Pingback: Santo Menu » Frango com leite de coco e ervilhas tortas