Fricassê fácil do Santo Menu.

Frango, Receitas
14/04/15

O nome parece francês, mas não a origem. Só sei que, no Brasil, o que a gente chama de Fricassê é basicamente um refogado de frango desfiado com molho branco cremoso e complementos a gosto de cada um. Pode acrescentar uva passa, azeitona, batata palha e o que achar que combina.
Outro dia comi na casa da minha cunhada um Fricassê maravilhoso que levava uns pedaços de banana frita. Depois vou tentar roubar a receita dela pra gente, OK?

E dizem que em Portugal é um prato bem comum, mas por lá o molho branco é à base de gema de ovos e limão. Além disso, o frango não vem necessariamente desfiado. E pode ser trocado por peixe, carne ou o que quiser. Ou seja, nada a ver com o nosso, né? rs Estou de viagem marcada pra lá, prometo que vou conferir pessoalmente e depois volto aqui pra contar (update: não vi fricassê nenhum por lá! rs).

Uma receita fácil de fazer, perfeita pro dia a dia e costuma agradar. Sirva com arroz branco e uma boa salada para acompanhar.

Tempo de preparo: 20 minutos
Grau de dificuldade: fácil
Rendimento: 3 pessoas
INGREDIENTES:

  • 400 g de peito de frango
  • 1 lata de milho verde
  • 1 copo de requeijão
  • 1/2 copo de creme de leite (usei o light)
  • 1 cebola pequena picada
  • azeite para refogar
  • cheiro verde a gosto
  • batata palha a gosto
  • sal a gosto

 

MODO DE FAZER

Cozinhe o frango na água com sal. Depois de cozido, desfie com uma faca.
Já vi na internet alguns jeitos diferentes e que parecem mais rápidos de fazer isso, mas, na pressa, preferi não arriscar. (atualizando: confira o post sobre frango desfiado que fiz depois desse e veja que fácil o jeito que descobri de desfiar na batedeira)
Image-1-2
Coloque um fio de azeite em uma panela leve-a ao fogo. Quando estiver quente, coloque a cebola, mexa e deixe dourar. Em seguida, acrescente o frango e deixe fritar um pouco, misturando sempre.

Na sequência, junte ao frango o milho, o sal, o cheiro verde, sempre mexendo.

santomenu-fricasse5

Depois, acrescente o requeijão, o creme de leite e acerte o sal.

santomenu-fricasse4
Coloque em um refratário e cubra com uma camada de batata palha.

santomenu-fricasse3
Na hora de servir, leve ao forno por alguns minutos.

santomenu-fricasse2
santomenu-fricasse1
E você, o que costuma colocar de diferente no Fricassê? Conte pra gente! É só deixar um comentário aqui embaixo ou mandar por e-mail para joana@santomenu.com.br

* atualizando: A leitora Maria Cristina Lima de Azevedo (que pelo que entendi, já morou na França), mandou uma mensagem contando que fricassée vem do verbo fricasser do século 15, cruzamento dos verbos frire e casser, que querem dizer fritar e quebrar. Ainda, ela contou que na Bélgica o prato é um omelete de bacon, e na França tanto pode ser feito com frango como com coelho. Além disso, de forma figurada, a palavra significa “gastar dinheiro que não é seu à toa”. Interessante, né?

POSTS RELACIONADOS


  1. Pingback: Santo Menu » Menu semanal de 4 a 8 de maio.

  2. Pingback: Santo Menu » Dica de ouro: frango desfiado rápido.

  3. Pingback: Santo Menu » Menu semanal – 22 a 26 de junho.

  4. Pingback: Santo Menu » Frango desfiado com alho-poró