Dica de ouro: frango desfiado rápido.

Dia a dia, Ingredientes, Organização, Tudo Mais
06/05/15

Frango desfiado deve estar entre os TOP 10 ingredientes básicos da cozinha, né? Dá pra fazer panqueca, torta, fricassé, escondidinho, wrap. Dá também pra incrementar uma salada de folhas, um sanduíche. Por isso, sempre que faço aqui em casa separo uma parte pra congelar em potes individuais, já adiantando a vida pra quando quiser preparar uma receita que leve esse ingrediente.

Das várias formas de desfiar frango, prefiro a da batedeira. O processador tritura demais, a batedeira desfia na medida certa. Também tem o truque da panela de pressão, super bem demonstrado nesse vídeo da Mimis, do Blog da Mimis (adoro!!). Não é má ideia, mas tenho preguiça de chacoalhar todo o peso da panela.

Também dá pra desfiar peru e lombo dessa forma (substitua o lombo nesse sanduíche que vai ficar uma delícia igual). O ideal é que esteja um pouco quente.
Sobrou frango assado? Tire os ossos e batedeira nele!

Se você fizer como eu, sem tempero nem sal, fica com gosto de nada. Aí o segredo é temperar bem na hora de usar.

Quer ver o passo a passo pro frango desfiado? Clique no botão “Leia Mais” logo aqui abaixo.

1. Separe e limpe os peitos de frango, tirando aquelas gordurinhas brancas. Se for usar restos de frango assado, tire os ossos. Aqui tinha uns 900 g.

santomenu-frangodesfiado1
2. Cozinhe por uns 20 minutos na água fervente.

santomenu-frangodesfiado2
3. Quando estiverem no ponto, escorra e coloque na batedeira. Você pode guardar essa água pra usar em outra receita, como um caldo de galinha natural.

santomenu-frangodesfiado3
4. Espere esfriar um pouco (não muito) e coloque na batedeira, velocidade baixa/média. Em poucos minutos seus peitos de frango estarão desfiados.

santomenu-frangodesfiado4
Incrível, não?

5. Separe em potes individuais para congelar. Tenho o costume de etiquetar TUDO o que vai pro meu freezer. Afinal, as comidas ficam muito parecidas quando congelam.

santomenu-frangodesfiado6
Se preferir, coloque em saquinhos próprios para congelar. Ocupam menos espaço no freezer.

E você, costuma usar frango desfiado em quais receitas? Tem alguma dica de congelamento? Deixe aqui nos comentários ou mande pra joana@santomenu.com.br vou adorar compartilhar aqui no blog!

POSTS RELACIONADOS


  1. Pingback: Santo Menu » Carne de panela da Beliza.

  2. Pingback: Santo Menu » Salada simples com frango desfiado.

  3. Pingback: Santo Menu » Fricassê fácil do Santo Menu.

  4. Pingback: Santo Menu » Frango desfiado com alho-poró

  5. Pingback: Santo Menu » Menu semanal de 2 a 6 de novembro

  6. Pingback: Santo Menu » Menu para a semana de 21 a 25 de dezembro

  7. RÉGIA Em 21/02/2016

    Amiga, gosto de congelar o frango desfiado mas as vezes ao usá lo percebo que o sabor altera ficando com gosto de requentado. Não é que esteja estragado mas fica aquele sabor de comida feita no dia anterior. Então queria saber se você pode me dar uma dica pro meu frango desfiado congelado ficar com gosto de fresquinho quando usá lo em receitas. Valeu pelo post e desde já agradeço.

    Responder
    • santomenu Em 21/02/2016

      Olá, régia! Sugiro você congelar o frango logo depois de desfiado e deixar para temperar/refogar apenas na hora de usar. Talvez ajude a ficar mais saboroso 😉
      Depois conte se deu certo!

      Responder