Dicas da Katie – Quando Katie Cozinha.

Dia a dia, Livros de culinária, Organização, Tudo Mais, Utensílios da Cozinha
13/05/15

Já contei pra vocês que até agora estou adorando o livro eleito para o mês de maio: Quando Katie Cozinha. Mas além disso, confesso que criei uma simpatia enorme pela Autora e sua história.
Enfim, no final do mês, depois de preparar mais algumas receitas, faço um post completo pra vocês.

Enquanto isso, ficam aqui algumas Dicas da Katie que achei interessantes:

1. Massa para tortas e mini tortas pré-assadas:
A Katie conta no livro que adora preparar os próprios canapés e uma de suas especialidades é uma tortinha minúscula em fôrma de minimuffin. Para preparar essa mini tortinha, ela cobre a massa de uma fôrma com outra fôrma do mesmo tamanho, criando assim o peso ideal.
“Forre as forminhas com os círculos de massa, usando um pilão (se tiver) ou os dedos, para pressionar a massa delicadamente. Pegue a segunda forminha, vire e unte a parte de baixo dela. Pressione firmemente sobre a primera e. voilá, elas estão prontas para ser resfriadas ou pré-assadas. Você vai precisar de um estoque de fôrmas para minimuffin (para 24 bases para torta, são necessárias quatro fôrmas com 12 orifícios), a não ser que prefira assa-las em várias fornadas, mas elas não são caras e podem ser muito úteis caso queira preparar uma grande quantidade de muffins”.

2. Cortando cebolas
A autora garante que se deixarmos os pulsos sob água corrente por um ou dois segundos antes de começar a cortar as cebolas, mantendo-os molhados enquanto cortamos, nada de choro! E outra opção para acabar com a choradeira seria mastigar um pedaço de chiclete enquanto cortar a cebola. Será?

3. Espremendo limão
Segundo a Katie, se colocarmos o limão no microondas por cerca de 1 minuto, depois o girarmos sobre uma tábua, pressionando com a palma da mão, vai sair mais suco na hora de espremer.
E outra dica: na hora do churrasco, corte um limão ao meio e coloque na grelha com a parte cortada virada pra baixo por um ou dois minutos. Depois esprema o caldo na carne, peixe ou frango, que vão ficar com um visual mais legal e bastante suculentos. Também não tentei, o que acham?

4. Azeite
Katie sugere que se use azeite comum ou óleo de canola para cozinhar, ao invés de azeite extravirgem. Além de mais barato, forma menos fumaça.
Para fazer maionese, ela acha que o extravirgem deixa um gosto muito forte, então também prefere o azeite comum ou misturado ao óleo de canola. “Deixe o azeite caro para molhos ou pastas”!

5. Produtos caipiras
Lembram do post que fiz sobre os ovos caipiras, orgânicos ou de granja? Katie diz no livro dela que só usa produtos caipiras, desde ovos até as prórpias aves. Como ela diz, vale a pena fazermos um esforço para garantirmos que as aves passem pelo menor sofrimento possível. Tá certa, né?

6. Para esterelizar vidros e garrafas para conservas
Para fazer conservas é importante que o recipiente onde o produto final vai ser colocado esteja esterelizado. Katie conta que para fazer isso, leva uma panela grande com água ao fogo até ferver. Depois confere se os vidros têm furos ou rachaduras, solta as tampas e mergulha tudo na água fervente.
É importante que fiquem todos submersos. Depois, deixa borbulhar por 10 minutos, retira tudo com cuidado, deixa escorrer com a boca virada para baixo, sobre um pano limpo.
Para encher os vidros e garrafas, ela usa um funil ou concha, e sempre deixa 1 cm de espaço vazio entre a conserva e o gargalo.

7. E, por fim, os produtos que a Katie acha que não dá pra viver sem (na cozinha):

  • Um descaroçador de azeitona (confesso que discordo, o que acham?)
  • Um mixer (concordo totalmente!!!)
  • Batedeira KitchenAid, como ela diz “invista que nunca irá se arrepender”. Bom, ainda não fiz esse investimento, que por aqui é bem mais alto do que na Austrália, onde ela mora. Mas quem tem, me conte, viveria sem numa boa?

Ela não parece muito simpática?
santomenu-katiequinndavies

POSTS RELACIONADOS


  1. Pingback: Santo Menu » Minibatatinhas em conserva.