Carne de panela da Beliza

Carne Vermelha, Receitas
26/05/15

Quem me conhece certamente já ouviu falar da Beliza, que é meu braço direito não só na cozinha como no resto da casa também. Ela já preparou várias vezes uma carne que meu marido e eu adoramos, e dessa vez resolvi fotografar o passo a passo pra dividir aqui no Santo Menu.
A Beliza chama de carne assada, mas pra mim, assado é o que vai ao forno, então prefiro falar “carne de panela”.

Almoçamos em 4 pessoas e sobrou. Desfiei usando o mesmo método do frango que postei outro dia (com a batedeira) e ficou quase uma carne moída. Comemos no dia seguinte com uma salada de folhas, abacate, tomate, cebola roxa, limão, e congelei o resto.

Tempo de preparo: 1h 30 min
Grau de dificuldade: médio
Rendimento: 4 porções

INGREDIENTES:

  • 1 peça de lagarto redondo (a que eu usei tinha 1,5 kg)
  • suco de 1/4 de limão tahiti
  • 1 colher (chá) de alho picado
  • 1 cenoura (use os legumes que preferir)
  • 1 cebola média
  • 1 pitada de açúcar
  • azeite
  • sal a gosto


MODO DE FAZER
:

1. Tempere a carne com o suco do limão, sal (colocamos 1/2 colher – chá), alho e 1 fio generoso de azeite. Deixe a carne descansar no tempero por cerca de 10 minutos.

santomenu-carnedepanela1
2. Leve ao fogo a panela de pressão com 2 colheres (sopa) de azeite e 1 pitada de açúcar. Quando estiver quente, coloque a carne para selar por cerca de 10 minutos sempre virando para que doure por todos os lados.
A carne ficou meio mal acomodada na minha panela, mas é importante que seja feito na panela que vai ser utilizada pra cozinha-la.
Quando selamos a carne, o fundo da panela concentra todo o sabor que vai “passar” para ela durante o seu cozimento.

santomenu-carnedepanela2
Se sentir que o fundo está queimando, acrescente uma pequena xícara usada para café de água.

3. Pique uma cebola em pedaços irregulares e junte à carne para dourar. Se quiser colocar outros legumes, preste atenção no tempo de cozimento de cada um deles. Se for um legume que cozinha rápido e você colocar agora, é provável que ele cozinhe demais e derreta, sumindo no molho, então, nesse caso, é melhor deixar para colocar no final.

santomenu-carnedepanela4
4. Quando a cebola estiver dourando, acrescente 1 xícara das de chá bem cheia de água, em seguida, tampe a panela e deixe em fogo médio.

santomenu-carnedepanela6
5. Assim que “pegar a pressão”, ou seja, a panela começar a fazer barulho, conte cerca de 30 minutos e desligue o fogo. Quando sair toda a pressão da panela, abra e deixe por mais cerca de 30 minutos em fogo baixo, virando sempre. Nesse momento, acrescente a cenoura.

santomenu-carnedepanela8
A cenoura deve cozinhar e irá se formar um molho grosso e muito saboroso.

6. Depois, retire a carne e fatie ainda quente.

santomenu-carnedepanela5

santomenu-carnedepanela7
Como sou sempre muito sincera nas receitas do Santo Menu, preciso contar pra vocês que dessa vez a carne ficou um pouquinho seca. Acho que a Beliza se intimidou com a câmera, rs. Mas mesmo assim, ficou ótima.
Na verdade, ela disse que, depois de fatiar, deveríamos ter mergulhado a carne no molho para ficar mais molhadinha, mas não fizemos isso porque estava correndo pra fotografar e pegar os meninos na escola depois. Enfim, fica para a próxima.

POSTS RELACIONADOS


  1. Pingback: Santo Menu » Menu semanal – 20 a 24 de julho.

  2. Ingrid Em 26/10/2015

    Fizemos a carne da Beliza aqui em casa esse fim de semana. A princípio achei que tinha ficado meio seca também. Mas na hora de servir botei o molho por cima e ficou divino! O molho que se forma na panela é muito saboroso!

    Responder
    • santomenu Em 27/10/2015

      Que ótimo! Esse molhinho é muito bom mesmo, né? Estou com vontade de fazer essa semana! Bjs e agradeço pelo feedback 🙂

      Responder
  3. Pingback: Santo Menu » Menu para a semana de 14 a 18 de dezembro