Alcaparrões: para ter sempre na despensa.

Ingredientes, Tudo Mais
27/05/15

Vendidos em vidros de conserva, os alcaparrões têm tamanho e aparência de azeitonas verdes. O sabor é parecido com o das primas alcaparras, só que um pouco mais suave. A consistência é macia, mas não muito, e as sementes dão um leve toque crocante. Será que consegui descrever?

COMO USAR: Podem ser usados como uma variação das alcaparras, substituindo-as  em várias receitas como, por exemplo, no Tartar de Salmão que já apareceu por aqui. Também combinam com esse Filé de Peixe Assado, super fácil de fazer. Adoro alcaparrões na salada de folhas.

Além de conferir um sabor especial, você pode explorar esse ingrediente para dar um charme ao prato. Use a criatividade! Experimente colocar dois alcaparrões inteiros ao lado do Steak Tartar e pronto, já está enfeitado. Ou, se você fatiar em rodelas, pode colocar sobre o Tartar de Salmão.
Na salada eles vão inteiros, divididos ao meio, fatiados, como quiser.

PRATICIDADE: Por serem em conserva, o prazo de validade é extenso. Entram na categoria de ingrediente pra ter sempre em casa.

Fiquei curiosa pra ver um pé de alcaparrões, mas não achei nenhuma imagem na internet. Também não encontrei informações sobre como e onde são cultivados. Na embalagem que trouxe do supermercado, diz que é um produto espanhol.

santomenu-alcaparroes2
E você, já provou alcaparrões? E como costuma usar em suas receitas? Divida com a gente aqui nos comentários!

santomenu-alcaparroes3

POSTS RELACIONADOS


  1. Pingback: Omelete de Espinafre, Jamón, Alcaparras e Parmesão | SAMBANDO NA COZINHA

  2. Adorei a dica, hoje coloquei no Omelete de espinafre, jamón e parmesão. Domingo na pizza de atum com abobrinhas e queijo, ficaram ótimas! Já foi para a minha “Must Have it List”.

    Responder
    • santomenu Em 02/06/2015

      Então, pelo visto, você encontrou por aí! Que ótimo, Andréia! Beijos e obrigada por dividir com a gente 😉

      Responder
  3. Pingback: Santo Menu » Salada do dia – alcaparrões.