Mini-hambúrguer de frango.

Frango, Receitas
01/06/15

Na semana passada foi comemorado o Dia do Hambúrguer e a Cátia Noronha, do blog Todas As Mães, convidou a mim e à Andréia Palácio, do vizinho Sambando na Cozinha, para compartilharmos receitas dessa delícia que faz tanto sucesso no mundo todo (confira aqui o post na íntegra).
Entramos com o Hambúrguer Caseiro que já tinha aqui e preparei esses Mini-hambúrgueres de Frango especialmente para a postagem.
Super fáceis de fazer, foi o maior sucesso por aqui.

Fiz metade da receita no forno e a outra metade, na frigideira. Nem preciso dizer qual acabou primeiro, né? Mas os dois ficaram bons. Os pequenos comeram com pão e rúcula (achei meio seco, mas eles adoraram). Eu preferi sem o pão mesmo, só com mostarda escura em um e geléia de pimenta no outro.

Não testei mas acho que pode congelar sim e, quando for preparar, tirar do freezer direto para a frigideira ou forno.

Tempo de preparo: 40 minutos
Grau de dificuldade: fácil
Rendimento: aproximadamente 12 mini-hambúrgueres
INGREDIENTES:

  • 1 bandeja de peito de frango (aproximadamente 500 g)
  • 1/2 maço de salsinha
  • 1/2 cebola média
  • 1 ovo
  • 3 colheres (sopa) de farelo de aveia
  • sal a gosto

MODO DE FAZER:

santomenu-hamburguerdefrango2

1. Limpe os peitos de frango e corte-os em cubos irregulares. Coloque-os em uma panela com água e sal e leve ao fogo para cozinhar por 20 minutos ou até que estejam cozidos (totalmente brancos, inclusive dentro).

santomenu-hamburguerdefrango1

2. Corte a cebola em pedaços médios e leve ao processador, junto com a salsinha. Bata bastante e depois acrescente, aos poucos, o frango já cozido.

santomenu-hamburguerdefrango3
santomenu-hamburguerdefrango6
O meu processador é mini, então tive que fazer em várias etapas (lista de próximas aquisições: um bom processador).

3. Depois de quase virar uma massa, coloque tudo em um recipiente, acrescente o ovo, o farelo de aveia e o sal e misture bem.

santomenu-hamburguerdefrango7

4. Molde os mini-hambúrgueres com as mãos ou com a ajuda de um aro. Preparei metade de cada jeito, veja, abaixo, a diferença.

5. Se optar por fazer no forno, unte uma assadeira com um fio de azeite, espalhe com um pincel ou guardanapo e disponha-os sem encostar um no outro.

santomenu-hamburguerdefrango11
Leve-os ao forno médio por cerca de 15 minutos. Se quiser dourar dos dois lados, vire-os na metade do tempo. Preferi deixar só um dos lados. A luz deixou os hambúrgueres meio verdes… ao vivo não estavam assim, rs

santomenu-hamburguerdefrango13

6. Se preferir fazer na frigideira (aqui fizeram mais sucesso), passe um fio de azeite na frigideira, espere esquentar e coloque-os por alguns minutos, virando na metade para dourar dos dois lados.

santomenu-hamburguerdefrango12

7. Sirva como preferir: com arroz, feijão e batatas fritas fica ótimo. Ou um sanduíche com queijo derretido (quando estiver preparando-os na frigideira ou no forno, vire na metade do tempo e coloque o queijo por cima), folhas e mostarda, por exemplo., meu filho mais velho adorou.

santomenu-hamburguerdefrango15
A diferença entre os hambúrgueres feitos com o aro:

santomenu-hamburguerdefrango18
E os moldados com a mão, bem mais minguados:

santomenu-hamburguerdefrango14
Preferi comer os meus com mostarda escura ou geléia de pimenta, sem pão.

santomenu-hamburguerdefrango19
Adorei e com certeza vou fazer de novo!

POSTS RELACIONADOS


  1. Pingback: Santo Menu » Menu semanal – 31 de agosto a 4 de setembro