Servindo aperitivos – dicas rápidas do Panelinha e sugestões do Santo Menu.

Festas, Livros de culinária, Organização, Recebendo os amigos, Tudo Mais
09/07/15
Mesmo que seja um jantar super informal, qualquer refeição fica mais alegre com aperitivos. Enquanto esperam, os convidados se distraem e abrem o apetite com os tira-gostos. Mas é preciso cuidado para não errar na dose. Como diz a Rita Lobo, “o ideal do aperitivo é acalmar a fome; e o perigo, acabar com ela”. Reuni aqui algumas dicas rápidas do Panelinha, nosso livro do mês, junto com sugestões do Santo Menu para quem vai receber os amigos em casa. Confira:

  • Se você pretende oferecer um jantar pra muita gente, pode espalhar pela sala tigelinhas de nozes e frutas secas, assim como salgadinhos diversos, tipo esse grão-de-bico assado:

santomenu-graodebicoassado3

  • Queijos sempre agradam. Escolha um tipo apenas ou prepare uma tábua combinando ao menos um queijo macio (brie ou camembert, por exemplo), um mais firme (parmesão, emental) e um queijo azul (gorgonzola ou roquefort). Para complementar, geléia, mel ou algumas frutas (uva, que tal?) e castanhas. Acho que a tábua de queijos pode render um outro post…
  • Em uma mesa, deixe pastinhas, rodeadas de crudités e torradas. Se forem poucas pessoas, não se preocupe com muita variedade. Um patê ou um queijo já pode ser suficiente.

Nos bons supermercados sempre tem uma sessão com várias opções de pastinhas, mas você também pode fazer em casa: escolha um ingrediente principal (salmão defumado, manjericão ou azeitonas pretas, por exemplo) e misture a um ingrediente base, que pode ser creme de ricota, cream cheese, requeijão e pronto, já terá uma pastinha para servir com torradas.

Sempre compro Homus pronto e em casa dou o meu toque acrescentando mais alho, limão, azeite, páprica. Dica da minha cunhada Zica.
Se quer caprichar um pouco mais e gosta de cogumelos, experimente servir esses (receita aqui), em torradinhas, que são sucesso absoluto:

santomenu-cogumelosrefogados7

Seguindo a linha dos patês, Guacamole é uma ótima pedida, super fácil de fazer. Nesse post temos uma receita do Jamie Oliver, mas não precisa seguir à risca, não. Basta amassar abacate com limão e acrescentar tomates, por exemplo, que você já tem um belo guacamole.

Se quiser ser light, sirva com endívias, torradinhas integrais ou barquinhos de pepino:

santo menu guacamole jamie oliver
A versão mais calórica é com Doritos, de preferência sabor queijo nacho:

santo menu guacamole jamie oliver
Como bem lembrado no Panelinha, tudo com abacate é mais gostoso se feito na hora.

Ainda na categoria das pastinhas, amo Musse de Salsão com gorgonzola, servida com torradas:

santomenu-mussedesalsao3

  • Se quiser fazer algo um pouco mais diferente e ir além, assim como a Rita Lobo, também adoro sopinhas frias (ou até quentes mesmo) de aperitivo, em xícara de café ou copinho de licor/cachaça.

Aqui tem uma receita ótima de Gaspacho, que dá pra deixar pronta na geladeira um dia antes:

santomenu-gaspacho5
Vichyssoise fria é uma boa opção. Melhor ainda se for sem creme de leite, fica mais leve.

Esse creme de cogumelos fica legal em mini copinhos:

santomenu-sopacogumelos5

  • Muitos pratos podem ser excelentes aperitivos se servidos em porção mini. Mas lembre-se de não deixar os convidados satisfeitos, sob pena de sobrar comida no jantar.

Veja que charme essa Saladinha caprese:

santo menu salada caprese

Também dá pra servir no copinho couscous marroquino,  nessa receita aqui super simples, ou nessa daqui, mais elaborada. Ou um tabule, que pode ser de quinoa.

  • Um aperitivo ótimo e que não dá trabalho nenhum é salmão defumado com torradinhas. Você compra o salmão embalado, já pronto e fatiado, no supermercado. Coloca umas alcaparras por cima e pronto. Se quiser caprichar, faça um molhinho de mostarda, azeite, limão.

Carpaccio de carne ou de salmão entram nessa mesma categoria.

E na linha de peixes frios, Ceviche no copinho ou Tartar de Salmão são excelentes pedidas. Se quiser caprichar, essa Verrine de Salmão com batata doce é uma delícia!! Por baixo, batata doce cozida e misturada com wasabi e, por cima, salmão picadinho e temperado com cebola, limão e sal (mas veja melhor a receita no link):

santo menu verrine salmão e batata doce

Hum, já até pensei em outra delícia: abacate por baixo e atum por cima…

Essa entradinha de Berinjela com ricota faz sucesso:

santomenu-aperitivodeberinjela2

Mas a bem da verdade, se você não quiser, não precisa complicar.
Sirva o que estiver mais fácil para você apenas para não deixar os convidados com fome enquanto esperam que o jantar seja servido.
Lembre-se que o grande barato é reunir os amigos, confraternizar. Isso é o mais importante!

Já tenho o rascunho de um outro post sobre aperitivos, ajudando a calcular as quantidades e determinar a variedade. Se tiver alguma dica e quiser compartilhar, será super bem vinda! Deixe nos comentários abaixo ou mande por e-mail para joana@santomenu.com.br

POSTS RELACIONADOS


  1. Pingback: Santo Menu » Nossa despedida do Panelinha.