Mais sobre o livro “Na Cozinha com Carolina”

Livros de culinária
27/08/15

Comecei o nosso livro do mês de agosto, Na Cozinha com Carolina (da Carolina Ferraz, Companhia Ed. Nacional), bem desconfiada. mas fui surpreendida e tive que dar o braço a torcer: o livro é bom.

As receitas são fáceis, simples e, ao mesmo tempo, requintadas. Entre saladas, peixes, massas, carnes, Carolina ensina a preparar drinks que mostram que ela é mesmo fera na arte de receber.

O livro é bem dividido, além dos capítulos específicos de cada tipo de receita, tem também os capitulos “da mamãe”, “da itália”, “dos amigos” e muitas dicas (veja algumas delas no post de ontem).

Mas não espere encontrar técnicas profissionais, a própria autora afirma que seus dotes culinários são limitados (ao mesmo tempo que se considera uma Dona Benta pop… sei não). O que você pode esperar são muitas passagens da vida pessoal da Carolina, com histórias de viagens e de sua relação com cada prato ou ingrediente.

Deixando de lado uma certa afetação do texto – não sei se por causa de alguns comentários tipo “me desculpem muito, mas, além de nada prático, acho muito cafona servir manteiga congelada”, ou talvez pelo excesso de diminutivo e adjetivos (tudo é “muito saboroso”, “delicioso”, “gostoso”, “receita simplíssima”, “frango quentinho”, “ervilhas incrivelmente fresquinhas”, e por ai vai), gosto bastante do toque pessoal que torna o livro mais do que só um livro de receitas.

Faltam fotos dos pratos, mas não faltam da autora, recheando o livro com seu charme.

santomenu-nacozinhacomcarolina3
Fotógrafo de gastronomia cobra caro mesmo, mas nos tempos de hoje estamos mais do que nunca ligados a imagens e faz falta ver a cara do prato a ser preparado.

santomenu-nacozinhacomcarolina1
Mas mesmo faltando fotos de comida (e mesmo com a afetação do texto…), repito que o livro é bom.
As receitas são boas e eu indicaria para quem, além de gostar de sentir o envolvimento pessoal da autora com os alimentos, já tem um pouco de experiência e quer novas ideias para variar seus menus.

POSTS RELACIONADOS


  1. Deisi Em 01/09/2015

    Oi..comprei esse livro no ano passado,só comprei porque o preço estava muito bom e gosto do programa dela no GNT.
    Até agora acho que fiz uma receita dele,a falta de foto dos pratos desanima um pouco, em contra partida achei muito engraçado um livro de culinária ter tantas fotos da autora, sem muita relação com o assunto do livro.rs

    Responder
    • santomenu Em 01/09/2015

      Pois é, Deisi, também senti falta das fotos dos pratos. Mas acho que não quiseram investir nisso. Foto de gastronomia é caro, tem que ser um fotógrafo específico dessa área e, imagine, cozinhar tudo, montar o prato, o cenário, escolher louça… complicado! Rs

      Responder