Como usar alho-poró e algumas receitas que levam esse ingrediente

Ingredientes, Tudo Mais
16/09/15

Primo do alho e da cebola, o alho-poró é um talo comprido com folhas verdes grossas em cima e um mini bulbo branco na parte de baixo.

santomenu-alhoporo3
É bem versátil, pode ser consumido cru, cozido, assado ou refogado. Seu sabor, embora acentuado (me lembra um pouco a cebolinha), é mais suave que o da cebola.

Separe-o em três partes: o bulbo branco, que vai para o lixo, o talo e as folhas.

santomenu-alhoporo4
As folhas dão um sabor especial a sopas e caldos. Como são meio duras, é só pra dar sabor mesmo. A hora que a receita estiver pronta, tire-as e jogue fora.

Sobrou o talo, que pode ser usado inteiro, desfiado, cortado, como quiser. Gosto de cortar em rodelas bem fininhas e fazer refogado, em receitas diversas. Às vezes vai como ingrediente principal, e em outras, só como tempero.

santomenu-alhoporo5
santomenu-alhoporo6
Refogado:

santomenu-frangocomalhoporo5
Sem dúvida Vichyssoise é o prato mais conhecido que leva esse ingrediente, que também é muito usado para quiche (estou testando uma receita para postar nos próximos dias).

Usando a criatividade, dá pra inventar bastante coisa, como esse Arroz com alho-poró e amêndoas, ou a Saladinha de grão-de-bico e alho-poró.
O Fusilli com salmão e alho-poró também costuma fazer sucesso. Uma invenção improvisada, o Frango desfiado com alho-poró que fiz outro dia ficou ótimo.

Uma amiga me deu a ótima ideia, que ainda não testei, de cortar um pouco de alho-poró em pedaços bem pequenos, colocar em um vidro e cobrir com azeite para usar na hora de refogar algo ou, por exemplo, fritar um bife.

O alho-poró costuma vir sujo de terra, então é recomendável lavar bem.
Veja aqui um vídeo do Claude Troigros ensinando como limpar e cortar.

Se tiver alguma dica ou sugestão, manda pra gente!

POSTS RELACIONADOS


  1. Pingback: Santo Menu » Lista de compras para o menu de 21 a 25 de setembro

  2. Pingback: Santo Menu » Quiche de alho-poró