Sobre o livro “As Deliciosas Receitas do Tempero de Família”

Livros de culinária
24/09/15

Quem acompanhou o Santo Menu nesse mês que está chegando ao fim (hoje é a última quinta-feira) viu os pratos que postei do livro “As Deliciosas Receitas do Tempero de Família“. E agora chegou a hora de se despedir e falar um pouquinho sobre ele.

As 49 receitas do livro foram retiradas por Rodrigo Hilbert do programa que apresenta no canal GNT, o Tempero de Família. São todas receitas suas de família, no estilo “comfort food”, simples, caseiras e com ingredientes fáceis de encontrar.

Ele conta que começou a cozinhar ainda na infância, em Santa Catarina, para ajudar sua mãe. Seu estilo é desprovido de técnica mas cheio de sentimentos; em cada receita, Rodrigo conta sua ligação emocional com o prato, lembrando com carinho do avô Haine, da avó, da mãe.

santomenu-temperosdefamilia2
O livro ganhou pontos por trazer fotos de todos os pratos, mas perdeu quando preparei o Linguado que postei hoje cedo e vi que a imagem não corresponde à realidade. No próprio site do programa a aparência final desse peixe é completamente diferente da que colocaram no livro. Se quiser entender melhor, confira o post anterior.

Das quatro receitas que fiz, duas não me ganharam.
O Nhoque recheado de pão ficou OK, mas sem graça, e, mesmo eu tendo seguido o passo a passo direitinho, o recheio não ficou crocante como prometido. O Linguado com molho de butiá ficou esquisito.
Mas o sucesso das outras duas escolhidas foi tão grande que compensou qualquer instatisfação. A Galinha Ensopada já entrou para o menu oficial aqui de casa e as cascas de batata frita ainda me deixam em dúvida se foi bom mesmo ter aprendido algo tão tentador e calórico.

Como é um livro de receitas simples e outras clássicas (entre várias temos feijoada e churrasco), não recomendaria para quem já tem domínio perfeito das panelas e procura inspirações para variar no menu do dia a dia.

Ao mesmo tempo, talvez um iniciante na arte da cozinha não se sinta seguro para reproduzir as receitas; pelo menos nos pratos que preparei, entre uma e outra dica boa, achei a explicação do preparo meio vaga.

Dessa forma, se fosse para recomendar a alguém, seria especialmente para os fãs do Rodrigo e do programa, como eu.

Então, sobre o livro: gostei do toque pessoal do autor em cada receita, mas fico com o programa, que AMO e é um dos meus preferidos de culinária. Acho o Rodrigo Hilbert um charme, carismático, uma simpatia. Adoro sua forma simples e despretensiosa de cozinhar.

santomenu-temperosdefamilia4
Título: As Deliciosas Receitas do Tempero de Família
Autor: Rodrigo Hilbert
Editora: Globo
Edição: 1ª ed./2014
128 páginas, 49 receitas.

Você pode compra-lo hoje por R$ 27,60 no site da Livraria Saraiva.

POSTS RELACIONADOS