Frango com leite de coco e ervilhas tortas

Frango, Receitas
17/11/15

Mais uma receita fácil e delícia de frango, perfeita para variar o dia a dia.
A ideia inicial era só o frango com leite de coco, mas acrescentei curry pois estava bem sem graça (já leu o post que fala tudo sobre curry?), e fez toda a diferença.

Tempo de preparo: cerca de 25 minutos
Grau de dificuldade: fácil
Rendimento: 3 pessoas


INGREDIENTES:

  • 500 g de filé de peito de frango (limpos)
  • 1 vidrinho de leite de coco
  • 1 punhado de ervilha torta
  • 1 cebola pequena (usei a roxa mas pode ser a comum)
  • cerca de 1 dente de alho picadinho
  • 1/2 colher (chá) de curry (verifique a intensidade do seu curry, alguns são mais fortes – é melhor colocar aos poucos e experimentar)
  • sal a gosto
  • azeite para refogar

santomenu-frangoleitedecoco1

MODO DE FAZER:

1. Corte o frango em tiras (primeiro corte o filé ao meio, na horizontal, como na foto, depois corte em tiras) e tempere com alho e sal.

santomenu-frangoleitedecoco2
santomenu-frangocomleitedecoco3
2. Pique a cebola em cubinhos pequenos. Lave as ervilhas e, uma a uma, corte o talo e puxe o “fio” (que é fibroso e chato de mastigar), conforme a foto:

santomenu-frangoleitedecoco4
3. Leve uma panela ao fogo com um fio de azeite. Quando estiver quente, coloque a cebola para dourar. Para otimizar tempo, usei uma cebola que estava na geladeira, já cortada e coberta com azeite. Acabei colocando azeite demais…
Outra observação: eu adoro a cebola dourada, mas o ideal, para esse prato, é que fique apenas transparente e não chegue a dourar.

santomenu-frangoleitedecoco5

4. Acrescente o frango e, em fogo médio, vá mexendo de vez em quando até que não esteja mais cru. Você pode colocar o curry nesse momento. Eu coloquei só mais tarde, quando vi que estava ficando sem gosto, então não “pegou” tanto o sabor.

santomenu-frangoleitedecoco6
santomenu-frangoleitedecoco7
5. Quando achar que o frango está no ponto, junte o leite de coco e misture. (Foi aqui que percebi que ia ficar sem graça e coloquei o curry).

santomenu-frangoleitedecoco8

6. Quando o leite de coco estiver quente (não deixe ferver pois, segundo dizem, o leite de coco talha – preciso apurar se é verdade! rs).  Aqui estava quase fervendo.

7. Desligue o fogo, coloque as ervilhas tortas e tampe a panela. Elas vão cozinhar com o calor, com o fogo desligado mesmo, e o ideal é que fiquem crocantes. Aguarde cerca de 5 minutos, destampe a panela e sirva.

santomenu-frangoleitedecoco9
santomenu-frangoleitedecoco10
Essa dica de colocar a ervilha e tampar para cozinhar no vapor aprendi com minha amiga Gabi Padaratz, que tem uma mão maravilhosa pra cozinha, já aprendi várias coisas com ela!!

Se você tiver uma panela linda, de preferência Wok, pode levar à mesa assim mesmo que você vai arrasar.

santomenu-frangoleitedecoco12
santomenu-leitedecoco11
Mas, a minha não é lá grande coisa e acho que acabou ficando grande demais para o pouco frango que fiz. Passei para uma tigela mas vi que não ficou tão bacana porque o “molho/ensopado” ficou todo no fundo.

santomenu-frangoleitedecoco13
santomenu-frangoleitedecoco14
O ideal é comer com arroz branco e despejar molho sobre o arroz. Fica uma delícia!

POSTS RELACIONADOS


  1. Pingback: Santo Menu » Menu para a semana de 23 a 27 de novembro

  2. Liana Em 28/11/2015

    Delicioso, Joana! Sucesso absoluto aqui em casa!

    Responder