
Aqui vai um menu prático para a próxima semana, que será super agitada, incluindo sugestões para a ceia e o almoço de Natal.
SEGUNDA-FEIRA
Almoço:
- Refogadinho de frango com legumes (receita do Blog da Mimis que você pode adaptar com os legumes que tem em casa. Veja aqui dica para desfiar o frango de forma rápida.)
- arroz
- salada verde
Jantar:
- Carpaccio de salmão com torradinhas (para facilitar, você pode comprar aqueles carpaccios congelados que já vêm prontos)
- salada verde
- molho de azeite, mostarda, mel e alcaparras
TERÇA-FEIRA
Almoço:
- Picadinho fácil de mignon (aqui a versão simples e rápida do Santo Menu e aqui a versão mais elaborada, do Panelinha)
- farofa
- arroz branco
- couve crocante
Jantar:
QUARTA-FEIRA
Almoço:
Jantar:
- Frango que salva (essa receita é campeã, adoro)
- arroz
- cenouras assadas
- salada verde
QUINTA–FEIRA – 24 de dezembro, véspera de NATAL
Almoço:
- Para o almoço, sugiro uma salada leve que pode ser de folhas variadas com ovos cozidos, tomates assados, alcaparras e molho de azeite e limão
Jantar:
- Para o jantar de natal, cada família tem a sua tradição. Na minha família, não pode faltar:
- musse de salsão com salada
- cuscuz paulista
- lombo assado
- purê de maçã
- couscous marroquino
- essas são as receitas que temos aqui no Santo Menu. Além disso, você pode fazer o tradicional peru (na minha casa é recheado, mas ainda não tive coragem de fazer para poder postar a receita), tender com abacaxi, arroz com frutas secas (adoro, ainda quero postar), salada de grãos (ainda não encontrei uma receita maravilhosa para compartilhar).
Conte pra gente qual a tradição de natal da sua casa?
SEXTA-FEIRA – NATAL
Almoço:
- O almoço de Natal geralmente segue a linha do jantar da véspera, né?
Jantar:
- E para o jantar, que tal aproveitar o que sobrou? Você pode preparar um sanduíche com o resto do Peru ou do lombo nos moldes desse sanduíche de lombo maravilhoso
- Ou, ainda, se a comilança não tiver sido na sua casa e você precisar preparar alguma coisa rápida, pode cair como uma luva o FETTUCCINE ALFREDO. E deixe a dieta para o ano que vem!!
Alguns links para receitas dos pratos principais são do próprio Santo Menu e outros são de blogs diversos. As dos outros blogs não foram necessariamente testadas por mim, mas sempre dou uma olhadinha e procuro indicar blogs que conheço.
Com essas sugestões, espero te ajudar a organizar a rotina alimentar da próxima semana. Ressalto que esse menu não foi elaborado por uma nutricionista mas, sim, dona de casa. Caso possua algum tipo de restrição alimentar, é recomendável consultar um profissional da área.