Ingredientes

9 receitas com berinjela (ou seria beringela?)

Ingredientes, Receitas
25/11/15

Quem mais é fã de berinjela? Confesso que até pouco tempo eu torcia o nariz para esse legume super saudável e versátil, que pode ser um simples ingrediente ou mesmo a base de um prato. À medida que comecei a aprender receitas diferentes, passei a gostar e hoje a berinjela faz parte da minha listinha fixa de compras.

* Mas é berinJela ou berinGela?
Aprendi na escola e sempre escrevi com a letra “J”.
De acordo com a Wikipedia (e o dicionário Aurélio) essa, com a letra “J”, é a forma certa. BerinGela, com “G”, seria a grafia correta em português de Portugal.

Às receitas:

1) Curry de legumes:

santomenu-currydelegumes5

2) Surgiu como um improviso e agora faço sempre aqui em casa esse Frango com berinjela e curry:

santo menu frango com berinjela e curry

3) A Lasanha de Berinjela da Rita Lobo me fez perder totalmente o preconceito com lasanhas de legumes:

santomenu-lasanhadeberinjela20

4) Salada de berinjela com ervas frescas do Cozinha Prática – maravilhosa e também já teve repeteco em casa:

santomenu-saladadeberinjelaassada9

5) Fetuccine com berinjela e tomates:

santomenu-fettuccineberinjela7

6) Salada de couscous marroquino e coalhada seca (AMO!):

santomenu-couscousberinjela9

7) Salada de quinoa com frango do Gula Gula:

santomenu-quinoacomfrango7

8) Essa participou até de concurso: Berinjela com ricota

santomenu-aperitivodeberinjela1

9) E, por fim, os Legumes ao forno:

santomenu-legumesaoforno4

POSTS RELACIONADOS


A diferença entre Roquefort e Gorgonzola.

Ingredientes, Tudo Mais
19/08/15

Muita gente tem mania de chamar qualquer queijo azul de Roquefort ou Gorgonzola, né? O que a maioria das pessoas não sabe é que “Queijo Azul” é uma família dos queijos que têm aquelas veias azul-esverdeadas por dentro (veias essas que aparecem por causa da injeção de cultura de fungos, responsáveis pelo sabor marcante).
E por mais parecidos que sejam, cada um dos integrantes dessa grande família tem características importantes que os diferencia.
Veja aqui um pouco das PRINCIPAIS DIFERENÇAS entre o Roquefort e o Gorgonzola, que são os mais famosos “Blue Cheese”:

Região de produção:
O Roquefort possui uma regra de exclusividade do local de produção. Sabe os espumantes, que só podem ser chamados de Champagne se forem produzidos na própria região de Champagne, na França? É mais ou menos isso.
Só recebe o nome (super protegido), de roquefort o queijo produzido com o leite das ovelhas de determinada região da França, e maturado nas cavernas de Roquefort, segundo o maravilhoso blog O Que do Queijo.

santomenu-queijoazulroquefort2
O Gorgonzola, por sua vez, apesar de ser originalmente da região dos arredores de Milão, na Itália, hoje em dia algumas outras localidades possuem regulamentação para a sua produção, o que não é o caso do Brasil.
Dessa forma, não existe Roquefort e nem Gorgonzola produzidos aqui. Os que encontramos à venda no Brasil são importados, ou então queijos azuis TIPO Roquefort ou TIPO Gorgonzola, de produção parecida com os originais.

Ingredientes:
Roquefort é produzido com leite cru de OVELHA, e Gorgonzola, leite cru de VACA.

Sabor:
O Roquefort é um dos queijos de sabor mais forte, um pouco mais adocicado que o primo Gorgonzola, mas ambos são salgados e picantes (característica que se intensifica com o tempo de maturação).

Preço e produção:
O Roquefort, por causa da regra de exclusividade territorial e das características da produção (artesanal e com tempo de maturação maior), é um dos queijos mais caros do mundo.
A produção do Gorgonzola, por sua vez, já passou por uma modernização que a tornou mais simples (mais industrial), barateando o seu custo, e hoje é o queijo azul mais produzido no mundo.

santomenu-queijoazulgorgonzola1

No meio das minhas pesquisas pra preparar esse post, descobri o blog O que do Queijo que, além de conter informações muito legais sobre os vários tipos de queijos, dá dicas bacanas de como conservar, servir e harmonizar.
As duas autoras, técnicas em laticínios, recomendam o consumo dos queijos azuis combinados com alimentos adocicados: peras, maçãs, mel, além de aipo, vinho do porto, abóbora. Recomendo a visita a esse blog! Além de tudo isso, lá você encontra muitas receitas bacanas que leva esse tipo de queijo.
E aqui no Santo Menu também temos sugestões de pratos com os famosos “Blue Cheese”. Mas em todas elas, quando postei, não sabia a diferença entre os tipos. Hoje posso dizer que, para qualquer uma, pode usar qualquer queijo azul que vai dar certo! Veja só:

Sopa de Pera com Gorgonzola

santomenu-sopaperagorgonzoal10
Purê de Couve-Flor com Gorgonzola

santo menu purê de couve-flor com gorgonzola
Salada com Pera, Gorgonzola e Nozes

Salada de folhas, pera, gorgonzola e nozes, santo menu
Fontes
:
Leite e Queijos (www.leiteequeijos.com)
O Que do Queijo (www.oquedoqueijo.com)
Petit Gastro (www.petitgastro.com.br)
Wikipedia (pt.wikipedia.org/wiki)

POSTS RELACIONADOS