Molhos

Molho de tomates turbinado da Renata.

Dia a dia, Ingredientes, Molhos, Organização, Receitas, Tudo Mais
23/06/15

Quem tem filhos pequenos sabe que nós, mães, estamos sempre tentando dar uma “turbinada” na alimentação deles, procurando receitas mais nutritivas e formas de introduzir legumes e verduras de jeitos diferentes. E foi num grupo do Facebook de alimentação para crianças, o Receita Kids, que aprendi esse molho de tomates super nutritivo e que acabou fazendo o maior sucesso por aqui, não só com a criançada.
A Autora da receita foi a moderadora desse grupo, Renata Braghini, que tem várias dicas bacanas e já fiquei sabendo que é leitora aqui do blog (Renata, um prazer ter você como leitora!!).

É uma receita “livre”, você pode adaptar de acordo com o que tem em casa. A única “regra” é colocar bastante tomates para não descaracterizar o molho. E acho a beterraba fundamental para garantir um colorido bacana. Sem a beterraba, o molho fica alaranjado.

É fácil de fazer, os tomates vão com pele e sementes mesmo. A ideia é preparar sempre um volume grande para congelar o que sobrar em porções separadas e usar conforme a necessidade.

Resumindo, você vai precisar de bastante tomate, dois legumes diferentes (como já disse, sugiro sempre colocar beterraba para garantir o sabor meio adocicado e o colorido), uma folha de sua preferência (escarola, espinafre ou o que quiser – nessa receita aproveitei as folhas de um maço de brócolis que tinha usado em outra receita), ervas frescas (salsinha, cebolinha, manjericão…), cebola, alho e sal a gosto.

E atenção: não precisa colocar água, o líquido que o tomate solta irá cozinhar os outros legumes.

Tempo de preparo: 10 minutos para lavar e picar tudo + 45 minutos no fogo
Grau de dificuldade: fácil
Rendimento: o meu rendeu cerca de 3 litros
Ler Mais

POSTS RELACIONADOS


Fettuccine alfredo do Panelinha.

Dia a dia, Livro do mês, Massas, Molhos, Recebendo os amigos, Receitas
11/06/15

Dia de receita do Livro do Mês, mais uma de sucesso, mais um livro apaixonante. Essa é super indicada para receber os amigos de última hora.
Deixei essa pra fazer em um dia de pressa e a foto acabou não saindo tão boa, não tá parecendo tão cremoso. Mas juro que ficou!

Amo essas receitas “pa pum” da Rita Lobo. E além de fácil e muito rápida, uma delícia.

Tempo de preparo: pa pum
Grau de dificuldade: muito fácil
Rendimento: 4 pessoas
Ler Mais

POSTS RELACIONADOS


Cogumelos refogados.

Aperitivos, Molhos, Recebendo os amigos, Receitas
20/04/15

Muito versáteis, esses cogumelos rendem desde canapés maravilhosos até um belo molho para acompanhar carne ou frango. Também ficam ótimos com uma massa.

Aqui foi sucesso absoluto, com certeza foi pra lista das queridinhas do Santo Menu. Se quiser uma versão mais light, troque o creme de leite por requeijão.

Antes da receita, um assunto nada a ver: durante essa semana estarei sem computador, mas vou tentar manter as postagens em dia. Peço desculpas por erros de configuração que são difíceis de corrigir pelo Ipad, e pela demora em responder às mensagens, que não estou conseguindo acessar normalmente. Mas não deixem de mandar, adoro receber cada uma delas!

Tempo de preparo: 15 minutos
Grau de dificuldade: fácil
Rendimento: 8 canapés pequenos
Ler Mais

POSTS RELACIONADOS